Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4261
Título: Pequeno registro da língua Oro Nao᾽: contribuições à educação bilíngue
Autor(es): Soares, Wilksandra Araújo
Palavras-chave: Povo Wari
Oro Nao
Educação Indígena
Data do documento: 2013
Citação: SOARES, Wilksandra Araújo. Pequeno registro da língua Oro Nao᾽: contribuições à educação bilíngue. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2013.
Resumo: O presente artigo reporta a importância do ensino bilíngue para uma aprendizagem específica na educação indígena, visando a valorização da língua materna e de saberes tradicionais, propiciando às etnias o atendimento diferencial e de qualidade, para que mantenham suas línguas ativas e com isso a reafirmação de suas identidades de geração em geração. Uma breve abordagem teórica sobre o assunto é apresentada para a discussão da temática proposta, para, em seguida, proceder ao relato da experiência vivenciada na Escola Indígena “Marechal Rondon”, na Aldeia de Tanajura, em Guajará-Mirim, onde foi possível verificar as dificuldades dos professores para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa bibliográfica e a de campo, fundamentadas nas metodologias qualitativa, descritiva e aplicada nortearam todo o trabalho, levantando todas as informações e conhecimentos necessários sobre as línguas indígenas, sobre o povo wari e a educação indígena, bem como norteando a coleta dos dados da língua oro nao’, a visita à escola e a percepção dos anseios dos professores, para em seguida sugerir e elaborar um material didático com o qual a classe de alfabetização possa ter uma ferramenta a mais para o aprendizado de sua língua materna na modalidade escrita.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4261
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILKSANDRA ARAUJO.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.