Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4267
Title: A base nacional comum curricular: desafios e possibilidades no processo de alfabetização
Authors: Vieira, Alisson Lima
Ortiz, Jorgenilson Dorado
Keywords: Alfabetização
Letramento
BNCC
Issue Date: 2022
Citation: VIEIRA, Alisson Lima, ORTIZ, Jorgenilson Dorado. A Base Nacional Comum Curricular: desafios e possibilidades no processo de alfabetização. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Abstract: Neste artigo temos por objetivo investigar os desafios e possibilidades que se apresentam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) referente à alfabetização. Consideramos que este documento tem um potencial de orientar as práticas educativas que se dão no ambiente escolar. Neste termo, a problemática é: quais são os desafios e possibilidades que se apresentam na BNCC nas questões afetas à alfabetização? Desta forma, iniciamos com um breve histórico afim de mostrar que a BNCC se constituiu ao longo dos anos devido à necessidade de uma Base Nacional Comum Curricular. Seguimos com a exposição da estrutura da BNCC do Ensino Fundamental e, em especial da Alfabetização, que deve ser concluída no 2º ano do Ensino Fundamental. Em todo o texto manifestamos sobre as possibilidades e os desafios que encontramos na estrutura da BNCC no que diz respeito às práticas pedagógicas que se dão na alfabetização. A metodologia é bibliográfica. Nas considerações finais pontuamos que os desafios e as possibilidades que se apresentam no contexto da BNCC na questão da Alfabetização são passiveis de serem transformados, desde que se apoiem na ciência, filosofia, arte, literatura e, outros recursos. Com isso as possibilidades de Alfabetização e Letramento, tendo como alicerce as competências e habilidades instituídas pela BNCC para o 1º e 2º ano, podem ser contempladas principalmente pelos componentes das áreas curriculares com atividades pedagógicas que priorizem práticas sociais de leitura e escrita, por meio da diversidade de textos, figuras, jogos, literatura, artes, cantigas, provérbios, adivinhas, parlendas, poemas e outros.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4267
Appears in Collections:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLISSON E JORGENILSON.pdf180,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.