Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4273
Título: O lúdico e educação infantil: uma relação necessária
Autor(es): Neves, Araisa de Melo
Palavras-chave: Infância
Educação
Ludicidade
Data do documento: 2022
Citação: NEVES, Araisa de Melo. O lúdico e educação infantil: uma relação necessária. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Desde os momentos iniciais da vida, a criança está disposta a interagir sobre o mundo dos objetos e fenômenos, desenvolvendo-se com atividades. Neste sentido, o presente estudo, de natureza bibliográfica, teve como objetivo discutir a importância do lúdico na educação infantil, como importante ferramenta no desenvolvimento e aprendizagem da criança. De um modo geral, o lúdico definido pelas ações do brincar, organizada pelos eixos: jogo, brinquedo e a brincadeira fazem parte do contexto da criança, em todos os momentos do seu cotidiano: em casa, na creche e na escola. Sendo assim, a ludicidade como um recurso pedagógico auxilia a transposição dos conteúdos para o mundo do educando, resultando em um ensino com aprendizagem significativa de forma dinâmica e atrativa. Destarte, o educador deve identificar formas adequadas para viabilizar o ensino, visualizando os sujeitos do processo, a relação professor e aluno, assim como organizar estratégias, espaço e tempo entre outras condições, que refletem na ação voluntaria da criança e ao mesmo tempo a ação pedagógica do professor.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4273
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAISA DE MELO.pdf103,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.