Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenacho, Carmem Barba-
dc.contributor.authorAlves, Daniele Solís-
dc.date.accessioned2023-06-06T13:56:34Z-
dc.date.available2023-06-06T13:56:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMENACHO, Carmem Barba, ALVES, Daniele Solís. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4289-
dc.description.abstractO artigo “A formação da prática docente e a alfabetização científica: processos de ensino e aprendizagens” tem por objetivo compreender como é construída a formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos antes e durante o ensino e a aprendizagem dos conteúdos das linguagens dos textos científicos e das vivências cotidianas. Os objetivos foram orientados pelo seguinte problema da pesquisa: como é construída a formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos? De agosto a dezembro de 2022, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica (ALMEIDA, JUNG; SILVA, s/d; CHASSOT, 2003, 2014; FREIRE, 2005, 2006, 2014; FREIRE; MACEDO, 2015; FRANCHI, 1991; KRAMER, 2001; LIBÂNEO, 2012; MEDEIROS; CABRAL, s/d; TARDIF, 2002; TOZETTO; GOMES, s/d) e de campo, considerando os objetivos e o problema de pesquisa. Os resultados evidenciaram que a construção da formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos, amplia a qualidade da prática de ensino e de aprendizagem de reflexão, interpretação, problematização e compreensão dos conteúdos das ciências e das vivências cotidianas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T13:56:10Z No. of bitstreams: 1 CARMEM E DANIELE.pdf: 221749 bytes, checksum: 1868bbf212737af3cf7af8ed8a946596 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T13:56:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARMEM E DANIELE.pdf: 221749 bytes, checksum: 1868bbf212737af3cf7af8ed8a946596 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T13:56:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARMEM E DANIELE.pdf: 221749 bytes, checksum: 1868bbf212737af3cf7af8ed8a946596 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-06T13:56:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARMEM E DANIELE.pdf: 221749 bytes, checksum: 1868bbf212737af3cf7af8ed8a946596 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação da prática docentept_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA formação prática docente e alfabetização científica: processos de ensino e aprendizagenspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARMEM E DANIELE.pdf216,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.