Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4289
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Menacho, Carmem Barba | - |
dc.contributor.author | Alves, Daniele Solís | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T13:56:34Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T13:56:34Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MENACHO, Carmem Barba, ALVES, Daniele Solís. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4289 | - |
dc.description.abstract | O artigo “A formação da prática docente e a alfabetização científica: processos de ensino e aprendizagens” tem por objetivo compreender como é construída a formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos antes e durante o ensino e a aprendizagem dos conteúdos das linguagens dos textos científicos e das vivências cotidianas. Os objetivos foram orientados pelo seguinte problema da pesquisa: como é construída a formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos? De agosto a dezembro de 2022, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica (ALMEIDA, JUNG; SILVA, s/d; CHASSOT, 2003, 2014; FREIRE, 2005, 2006, 2014; FREIRE; MACEDO, 2015; FRANCHI, 1991; KRAMER, 2001; LIBÂNEO, 2012; MEDEIROS; CABRAL, s/d; TARDIF, 2002; TOZETTO; GOMES, s/d) e de campo, considerando os objetivos e o problema de pesquisa. Os resultados evidenciaram que a construção da formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos, amplia a qualidade da prática de ensino e de aprendizagem de reflexão, interpretação, problematização e compreensão dos conteúdos das ciências e das vivências cotidianas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T13:56:10Z No. of bitstreams: 1 CARMEM E DANIELE.pdf: 221749 bytes, checksum: 1868bbf212737af3cf7af8ed8a946596 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T13:56:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARMEM E DANIELE.pdf: 221749 bytes, checksum: 1868bbf212737af3cf7af8ed8a946596 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T13:56:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARMEM E DANIELE.pdf: 221749 bytes, checksum: 1868bbf212737af3cf7af8ed8a946596 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-06T13:56:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARMEM E DANIELE.pdf: 221749 bytes, checksum: 1868bbf212737af3cf7af8ed8a946596 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação da prática docente | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | A formação prática docente e alfabetização científica: processos de ensino e aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARMEM E DANIELE.pdf | 216,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.