Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4289
Title: A formação prática docente e alfabetização científica: processos de ensino e aprendizagens
Authors: Menacho, Carmem Barba
Alves, Daniele Solís
Keywords: Formação da prática docente
Alfabetização científica
Leitura
Issue Date: 2022
Citation: MENACHO, Carmem Barba, ALVES, Daniele Solís. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Abstract: O artigo “A formação da prática docente e a alfabetização científica: processos de ensino e aprendizagens” tem por objetivo compreender como é construída a formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos antes e durante o ensino e a aprendizagem dos conteúdos das linguagens dos textos científicos e das vivências cotidianas. Os objetivos foram orientados pelo seguinte problema da pesquisa: como é construída a formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos? De agosto a dezembro de 2022, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica (ALMEIDA, JUNG; SILVA, s/d; CHASSOT, 2003, 2014; FREIRE, 2005, 2006, 2014; FREIRE; MACEDO, 2015; FRANCHI, 1991; KRAMER, 2001; LIBÂNEO, 2012; MEDEIROS; CABRAL, s/d; TARDIF, 2002; TOZETTO; GOMES, s/d) e de campo, considerando os objetivos e o problema de pesquisa. Os resultados evidenciaram que a construção da formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos, amplia a qualidade da prática de ensino e de aprendizagem de reflexão, interpretação, problematização e compreensão dos conteúdos das ciências e das vivências cotidianas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4289
Appears in Collections:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARMEM E DANIELE.pdf216,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.