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Título: O PIBID e sua relação com os pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão
Autor(es): Sousa, Kelcione Paz de
Palavras-chave: PIBID
Universidade
Ensino
Pesquisa
Extensão
Data do documento: 2016
Citação: SOUSA, Kelcione da Paz. O PIBID e sua relação com os pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2016
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente o Subprojeto “Alfabetização Científica Interdisciplinar de Leitura”, coordenado pela UNIR, campus de Guajará-Mirim e sua relação com os pilares da universidade, a saber: pesquisa, ensino e extensão. A partir do raciocínio sobre a importância do Programa, este trabalho busca responder às seguintes indagações: como o PIBID se relaciona com os pilares da universidade? No que o Programa contribui para a formação acadêmica, tendo em vista a sua articulação com o ensino, a pesquisa e a extensão? O que, de fato, os pedagogos pibidianos conseguem apreender tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão com a prática no PIBID? Fundamentos demonstram que o PIBID consegue relacionar a pesquisa, o ensino e a extensão com as atividades desenvolvidas dentro e fora das escolas envolvidas, tendo em vista que a experiência adquirida no programa auxilia na formação e no aperfeiçoamento discente visando as práticas de futuros professores na educação básica com experiências no âmbito escolar, ou seja, na prática, primando sempre pela melhoria da qualidade na educação pública das escolas brasileiras, base das teorias durante o percurso das disciplinas da graduação. Para a realização deste artigo, objetivamos entender se o PIBID consegue desenvolver de forma clara e objetiva os pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. E, partindo desse objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: i) entender os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão; ii) discutir a relação do PIBID com os pilares universitários e iii) apresentar como o PIBID, através do Subprojeto “Alfabetização Científica Interdisciplinar de Leitura”, desenvolve o ensino, a pesquisa e a extensão, ou seja, os pilares da Universidade. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica como objeto de estudo; além da pesquisa-ação, onde cada problema existente era identificado e buscou-se a mais adequada forma de solucioná-lo, intervindo assim no ambiente pesquisado. Destacam-se enquanto suporte teórico: Piaget (1976), Vygotsky (1984) e Kishimoto (2008), que se consolidam na discussão sobre a importância da ludicidade e da interação social como importantes instrumentos de mediação e estímulo, voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e o desenvolvimento infantil; Gomes (2013), que aborda sobre pesquisa, ensino e extensão, entre outros. A partir dessas e outras significativas teorias adquiridas na universidade, o exercício da pesquisa enquanto contexto metodológico foi devidamente aplicado no PIBID, de forma a consolidar, na prática, expressivos resultados no processo de pesquisa, ensino e principalmente de extensão, pois traz consigo duas importantes vertentes: a primeira, voltada a formação da prática docente do acadêmico, nesse caso específico do curso de pedagogia e a segunda, acaba colaborando efetivamente com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas escolas onde o projeto foi realizado.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4303
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

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