Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4311
Título: A utilização de tecnologias digitais no ensino fundamental
Autor(es): Andrade, Ana Lúcia Pedroso de
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Ensino fundamental
Educação
Data do documento: 2023
Citação: ANDRADE, A. L. P. A utilização de tecnologias digitais no ensino fundamental. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental podem utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em suas práticas pedagógicas. As TDICs incluem computadores, tablets, smartphones, lousas interativas, softwares educativos, jogos educativos e aplicativos, e podem ser utilizadas em diversas áreas do ensino, desde a alfabetização até o ensino de matérias mais complexas, como Ciências e Matemática. No entanto, é importante ressaltar que a utilização das tecnologias digitais deve ser feita de forma equilibrada, sem substituir completamente as aulas presenciais ou o contato humano entre professor e aluno. É necessário que os professores sejam capacitados para utilizar essas tecnologias de forma adequada, e que as escolas tenham a infraestrutura necessária para suportar seu uso. A metodologia adotada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, cujo embasamento teórico foi obtido a partir da análise de livros e artigos especializados em educação, tendo como foco a relevância do uso de tecnologias em salas de aula do Ensino Fundamental. Em conclusão, a utilização de tecnologias digitais na Educação pode trazer diversos benefícios para a aprendizagem dos estudantes, desde que seja feita de forma equilibrada e planejada. É importante que os professores saibam como utilizar essas ferramentas e que as escolas estejam preparadas para apoiar sua implementação. A adoção das TDICs pode tornar o ensino mais atrativo, dinâmico e eficiente, proporcionando novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Célio Vieira Nogueira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4311
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Lucia___TCC_2023.pdfArquivo final694,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.