Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4325
Título: O papel social da igreja na educação de crianças em espaços não escolares
Autor(es): Souza, Débora Rodrigues de
Palavras-chave: Musicalização
ASSEVAS
Assembleia de Deus
Pedagogia Social
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Débora Rodrigues de. O papel social da igreja na educação de crianças em espaços não escolares. 52 f. 2023 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: Em virtude do avanço nas pesquisas empíricas a respeito da temática educação não escolar, é pertinente pesquisar como tem se desenvolvido a educação em espaços não escolares, com ênfase na pedagogia social. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo compreender qual a contribuição da Associação de Assistência Social Redenção (ASSEVAS) para a educação em espaço não escolar por meio do Projeto Social musicalização que ocorre no município de Ji-Paraná, Rondônia. Participaram neste estudo: quatro colaboradores da Associação de Assistência Social Redenção (ASSEVAS), duas gestoras e duas professoras de duas escolas da rede pública. Esta é uma pesquisa de campo, descritiva de abordagem qualitativa. Realizamos levantamento bibliográfico e utilizamos como referencial teórico os estudos de Gadotti (2005), Freitas (2018) e Caliman (2006). Os instrumentos para a coleta de dados foram questionário e entrevista. Ao final concluímos que a igreja tem o papel social de possibilitar ações e atividades de interesse da sociedade, em parceria com outras instituições, sejam elas em espaços escolares ou não, corroborando com as políticas públicas destinadas a formação do indivíduo com o propósito de atenuar as desigualdades sociais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob aorientação da Professora Drª. Neidimar Vieira Lopes Gonzales.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4325
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DEBORA_RODRIGUES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso513,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.