Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4331
Título: A efetividade do controle interno como fator estratégico para mitigação de riscos no âmbito da administração pública municipal: um estudo das normas jurídicas
Autor(es): Lucas, Cleanderson do Nascimento
Palavras-chave: Controle interno
Administração pública municipal
Efetividade
Data do documento: 2023
Citação: LUCAS, Cleanderson do Nascimento. A efetividade do controle interno como fator estratégico para mitigação de riscos no âmbito da administração pública municipal: um estudo das normas jurídicas. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O controle interno, na conjuntura da administração pública, atua em várias faces de modo a garantir que a efetividade e objetivos da entidade sejam atingidos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral verificar quais ações estratégicas têm contribuído para a efetividade do controle interno, no âmbito da administração municipal. Foram utilizadas de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, cuja natureza é aplicada, sendo os objetivos de cunho exploratório. Os resultados revelaram que o controle interno, deve atuar de forma preventiva, de modo a atender às diversas funções configuradas nas organizações públicas. Ademais, deve estar voltado ao cumprimento dos pressupostos normativos da alçada. Da mesma forma, deve corporificar as inúmeras ações estratégicas identificadas no trabalho, como avaliar os resultados relativos à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial do órgão público, com a finalidade de se atingir a efetividade, e por consequência resultando na mitigação dos riscos no âmbito da administração pública municipal.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4331
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.