Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4333
Título: Formação e organização de coleção biológica: práticas e políticas do desenvolvimento de coleções para a Coleção de Entomofauna da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Autor(es): Santos, Zane da Silva de Souza
Palavras-chave: Desenvolvimento de coleções
Gerenciamento de coleções zoológicas
Curadoria
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Zane da Silva de Souza. Formação e organização de coleção biológica: práticas e políticas do desenvolvimento de coleções para a Coleção de Entomofauna da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. 2018. 65 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta pesquisa aborda o Desenvolvimento de Coleções Biológicas, ao que tange a Coleção de Entomofauna (coleção de insetos), junto ao acervo da ordem Coleoptera (besouros), da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. O presente estudo teve como objetivo identificar quais elementos análogos do Desenvolvimento De Coleções da Biblioteconomia são utilizados no âmbito desta Coleção Biológica, mediante práticas desenvolvidas in loco, no decorrer da atuação da pesquisadora como estagiária voluntária. Para tanto, descreve a formação, as práticas para organização, tendo um entendimento acerca dos procedimentos técnicos do trato com os indivíduos do acervo e a indexação dos dados informacionais da coleção. Como metodologia utilizou de uma abordagem exploratório-descritiva, fazendo uso de um estudo de caso por meio da pesquisa bibliográfica e participante. Os Resultados abordam uma perspectiva da organização e dos trâmites que permeiam a coleção biológica traçando quais pontos de interseção há com as etapas de desenvolvimento de coleções bibliográficas, além de salientar quanto ao fazer bibliotecário em um ambiente não habitual de atuação, já que não se trata de uma biblioteca.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4333
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ Z.S.S.S_ Versão digital final.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.