Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4335
Título: A influência da capacidade gerencial na divulgação de informações sobre responsabilidade social corporativa: um estudo com as empresas listadas na bolsa de valores brasileira
Autor(es): Rocha, Paulo Célio Santos
Moura, Yasmim Passos
Palavras-chave: Responsabilidade social corporativa
Divulgação
Capacidade gerencial
B3
Data do documento: 2023
Citação: ROCHA, Paulo Célio Santos; MOURA, Yasmim Passos. A influência da capacidade gerencial na divulgação de informações sobre responsabilidade social corporativa: um estudo com as empresas listadas na bolsa de valores brasileira. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: No atual cenário socioeconômico, a divulgação de informações sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tornou-se um importante meio de conquistar vantagem competitiva empresarial, além de criar uma reputação positiva com os stakeholders. Atrelado a isso, a influência que os CEOs exercem nas tomadas de decisões estratégicas podem vir a interferir na divulgação de informações sobre RSC. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo verificar se a capacidade gerencial influencia a divulgação de informações sobre Responsabilidade Social Corporativa das empresas listadas na bolsa de valores brasileira. A amostra da pesquisa é formada por 275 empresas listadas na B3, com exceção das instituições financeiras, no período de 2011 a 2021. A partir da utilização do modelo de regressão com dados em painel desbalanceado, de efeitos fixos com robustez, os resultados obtidos demonstraram que a capacidade gerencial não influencia a divulgação de informações sobre RSC, diferente das características do CEO, como o sexo e a dualidade, que influenciam de forma positiva e negativa, respectivamente. Constatou-se, ainda, que as características da empresa, como tamanho e endividamento, exercem influência positiva sobre as divulgações, enquanto que o desempenho não exerce influência.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4335
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL.pdf453,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.