Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4342
Título: Criptomoedas: uma análise bibliográfica sobre os desafios e os benefícios da regulação, mensuração e evidenciação do Bitcoin no Brasil
Autor(es): Amorim, Isabella França de
Cardoso, Matheus Frisso
Palavras-chave: Criptomoedas
Blockchain
Bitcoin
Contabilidade
Data do documento: 2023
Citação: AMORIM, Isabella França de; CARDOSO, Matheus Frisso. Criptomoedas: uma análise bibliográfica sobre os desafios e os benefícios da regulação, mensuração e evidenciação do Bitcoin no Brasil. 2023. 25 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Com os avanços tecnológicos mundialmente, surge em 2008 uma criptomoeda chamada Bitcoin, cujo objetivo principal é trocar dinheiro físico por moeda digital, sem exigir o controle de uma instituição financeira para realizar tais operações. Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi de analisar os benefícios e os desafios da regulação e contabilização das criptomoedas no Brasil. Para alcançar os objetivos propostos baseou-se na revisão da bibliografia sobre a temática, bem como na análise dos dispositivos legais promulgados no país até então, sobre criptomoedas. Nesse sentido, trata-se de um estudo bibliográfico e documental, quanto à natureza, e exploratório e descritivo, quanto ao objetivo. Quanto à abordagem do problema, o estudo se classifica como qualitativo. Os resultados do estudo apontam que surgimento da tecnologia disruptiva demonstrou impactar a arena contestada da regulamentação contábil. A contabilização do Bitcoin no Brasil apresenta vantagens, como descentralização, rastreabilidade e eficiência operacional, mas também desafios, como a volatilidade de preço, ausência de regulamentação específica e complexidade técnica. Sobre as considerações finais, a era digital e a tecnologia da informação oferecem oportunidades para contadores otimizarem processos, gerenciar informações contábeis de forma segura e se adaptarem às mudanças trazidas pelas criptomoedas, embora seja necessário abordar os desafios regulatórios e manter um processo de normatização ágil e eficiente.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4342
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Versao final Criptomoedas.pdfCriptomoedas: uma análise bibliográfica sobre os desafios e os benefícios da regulação, mensuração e evidenciação do Bitcoin no Brasil1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.