Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4345
Título: Desenvolvimento de uma biblioteca Python para busca e processamento de dados do Satélite Sino-Brasileiro CBERS-04A
Autor(es): Russo, Gabriel Morais
Palavras-chave: CBERS-04A
Python
Sensoriamento remoto
STAC
Automação
Data do documento: 2023
Citação: RUSSO, Gabriel Morais. Desenvolvimento de uma biblioteca Python para busca e processamento de dados do Satélite Sino-Brasileiro CBERS-04A. 2023. 51 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A utilização de imagens de satélite é amplamente utilizada em diversas áreas de estudo, pois, em conjunto com técnicas de sensoriamento remoto, permite que se obtenha informações sobre um objeto na superfície sem tocá-los fisicamente. Em 2019, o Brasil lançou o sexto satélite da família CBERS (China-Brazil Earth Resouces Satellite), o CBERS-04A, disponibilizando gratuitamente imagens para o estudo da superfície terrestre. Logo, é necessário ferramentas que façam a busca e o processamento destas imagens. Foi observado que apenas haviam duas ferramentas disponíveis e, nenhuma delas, oferecia ao usuário a possibilidade de automatizar as tarefas com linguagens de programação. Portanto, o objetivo deste trabalho é criar uma biblioteca para a linguagem Python, que faça o consumo e processamento destes dados, aproveitando-se dos recursos da linguagem. A metodologia aplicada foi o desenvolvimento de uma classe com base no padrão de projeto estrutural Facade para abstrair a estrutura do Spatial Temporal Asset Catalog (STAC), e permitir a busca na base de dados sem preocupar-se com o entendimento da especificação STAC. Além disso, foi desenvolvido algoritmos de processamento de imagens de satélite para criar composições coloridas e realizar o pansharpening das bandas do CBERS-04A. Os resultados mostram os métodos da classe Facade chamada de Cbers4aAPI, apresentando os parâmetros necessários para realizar: busca, download e conversão para GeoDataFrame, além de exibir os resultados do processamento da composição colorida e pansharpening. O trabalho conclui que o software criado apresenta ser eficiente e intuitivo, realizando as tarefas mais comuns da área e, além disso, permitindo a automação de tarefas utilizando recursos da linguagem e integração com outras bibliotecas de terceiros.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4345
Aparece nas coleções:Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gabriel_Russo-completo.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.