Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4357
Título: Letramento literário: uma possibilidade de leitura do conto “A Primeira Estrela que vejo é a estrela do meu desejo” de Daniel Munduruku
Autor(es): Silva, Álexy Rodrigo Lima da
Palavras-chave: Letramento literário
Literatura indígena
Proposta didática
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Álexy Rodrigo Lima da. Letramento literário: uma possibilidade de leitura do conto “A Primeira Estrela que vejo é a estrela do meu desejo” de Daniel Munduruku. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados de discussões acerca de práticas do letramento literário tendo como base a literatura de autoria indígena. O objetivo geral da pesquisa foi intentar uma proposta de leitura da obra “A Primeira Estrela que vejo é a estrela do meu desejo” de Daniel Munduruku Os objetivos específicos foram: discutir sobre as produções de autoria indígena; mostrar como o letramento literário pode contribuir para assegurar o direito adquirido pela Lei 11.645/08 e apresentar a literatura indígena como possibilidade de um entrelaçamento cultural que contribui para que os conhecimentos dos povos indígenas possam significar para o leitor. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com objetivos descritivos. Subsidiaram as discussões, entre outros autores, Thiél (2002); Almeida e Queiroz (2004); Almeida (2009); Graúna (2012); Munduruku (2014); Cosson (2009) e Dalcastagné (2012). Os resultados indicam que pensar o espaço escolar como lugar de resistência é também pensar o espaço da literatura indígena como àquela que (re)existe se colocando como voz coletiva e possibilitando a visibilidade dos povos tradicionais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4357
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXIS RODRIGO.pdf615,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.