Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4360
Título: O presente do grego: história, memória e identidades culturais das imigrações gregas em Guajará-Mirim/RO
Autor(es): Nascimento, Andréia Cardoso do
Palavras-chave: Literatura amazônica
Imigrações gregas
Memória
Data do documento: 2022
Citação: NASCIMENTO, Andréia Cardoso do. O presente do grego: história, memória e identidades culturais das imigrações gregas em Guajará-Mirim/RO. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a obra literária da obra “O presente do Grego”, de autoria do escritor Paulo Saldanha. A pesquisa é do tipo bibliográfico, com abordagem qualitativa e método analítico. O objetivo geral da pesquisa foi investigar, a partir da trajetória de Caralambos Vassilakis, as contribuições das imigrações gregas para a constituição da história, da memória e das identidades culturais em Guajará-Mirim (RO). A pesquisa foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria literária, dos Estudos Culturais, tendo- se como base os estudos de: Constantinidou (2009); Laraia (2013); Hall (2016); Abdalla Júnior (2002); Candau (2003); Fernandes (2007); Baccega (2007) e outros. Também recorremos à Análise de Discurso - AD de linha francesa, tendo- se como base os estudos de Fernandes (2012), que discute sobre os conceitos básicos da AD propostos por Foucault. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as imigrações gregas contribuíram, de forma evidente, no processo da constituição das identidades socioculturais do município de Guajará- Mirim, na Amazônia rondoniense.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4360
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREA CARDOSO.pdf667,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.