Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4361
Título: Traços de colonização e descolonização no conto “Invisibilidade”, de Hélio Rocha
Autor(es): Nogueira, Bruna Pereira
Freire, Maria Fernanda Schacht
Palavras-chave: Colonização
Descolonização
Literatura amazônica
Data do documento: 2022
Citação: NOGUEIRA, Bruna Pereira, FREIRE, Maria Fernanda Schacht. Traços de colonização e descolonização no conto “Invisibilidade”, de Hélio Rocha. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma análise literária do conto seguintes questões de estudo: por que o autor escolheu este título (In)visibilidade? De que forma os traços de colonização e descolonização são representados no conto? O objetivo geral da pesquisa foi analisar traços de colonização e descolonização no conto seguintes objetivos específicos: identificar traços de colonização na obra em estudo; identificar traços de descolonização na obra em estudo; verificar a correlação entre espaço e degradação social; contribuir para os estudos de literatura de expressão regional/amazônica. A pesquisa, do tipo bibliográfica, foi desenvolvida no período de março de 2021 a março de 2022. Para subsidiar, esta pesquisa, utilizamos como aporte teórico os estudos da Teoria e análise literária (narrativa) e os estudos Pós-Coloniais, tendo-se como bases os seguintes autores: Gancho (2006); Gotlib (1985); Reis (2013); Césaire (2020); Bosi (1992); Souza (2015) e outros. Os resultados evidenciaram que o descolonização da Região Amazônica.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4361
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA E MARIA FERNANDA.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.