Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4372
Título: Reforma Trabalhista e seus Efeitos nos Empregos Formais no Brasil entre os anos de 2017 a 2021.
Autor(es): Perin, Aglaê de Souza.
Palavras-chave: Trabalho formal
Trabalho com prazo determinado
Trabalho temporário
Trabalho intermitente Brasil
Reforma trabalhista
Data do documento: 15-Mai-2023
Citação: PERIN, Aglaê de Souza. Reforma Trabalhista e seus Efeitos nos Empregos Formais no Brasil entre os anos de 2017 a 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos da reforma trabalhista no trabalho formal, trabalho com prazo determinado, trabalho temporário, e trabalho intermitente no Brasil entre os anos de 2017 a 2021. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos pode ser considerada como pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados secundários e quantitativa em relação à abordagem do problema. Os achados revelam que o estado de São Paulo é o líder no quesito contratos nas quatro modalidades analisadas, porém, no ano de 2021 em decorrência do período pandêmico teve uma queda nos contratos em todas as modalidades. Percebeu-se que o maior número de trabalhadores nas quatro modalidades são homens, e revelou que a precarização vem crescendo principalmente quando se trata de trabalho temporário e trabalho intermitente. Logo, embora a implementação da Lei nº 13.467 de 2017 tenha sido apresentada como uma real modernização e valorização do processo de negociação coletiva, o que se vê é um crescente número de trabalhadores e trabalhadoras reféns de modalidades de trabalho que não asseguram o verdadeiro direito dos trabalhadores, conforme prevê a constituição federal do Brasil.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientado pelo Prof. Dr. Ronaldo Leão de Miranda.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4372
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Aglae.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador