Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4391
Título: Análise das premissas empregadas na modelagem de linhas aéreas de transmissão CA curtas, médias e longas
Autor(es): Martins, Renata Mota
Palavras-chave: Linhas
Modelos
Parâmetros
Data do documento: 2020
Editor: MOTA, Renata Mota. Análise das premissas empregadas na modelagem de linhas aéreas de transmissão CA curtas, médias e longas. 2022. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2020.
Resumo: A modelagem das linhas aborda os modelos curto, médio e longo. Onde estes são caracterizados em função da extensão da linha e do seu nível de tensão. Compreendem parâmetros série: resistência R [Ω/km] e reatância indutiva XL [Ω/km] e parâmetros transversais ou em derivação: condutância G [S/km] e susceptância capacitiva B [S/km]. Os modelos consideram os parâmetros de forma concentrada, onde os valores nos extremos da linha são o alvo do interesse, sendo a linha longa, possuindo-os com correção. Os modelos são: Curta, T e Pi nominal para linha média, Pi equivalente com parâmetros corrigidos para a linha longa. Neste estudo foram consideradas quatro linhas do estado de Rondônia, sendo: 34,5 kV, 69 kV, 138 kV e 230 kV, onde foram modeladas como curta, média modelo T e Pi nominal e longa modelo Pi equivalente com a correção. Foi fixado o valor da tensão nominal do sistema como sendo VR na barra receptora e obtido a corrente IR em função do carregamento da linha para um fator de potência indutivo de 0,92. Com os valores fixados na barra receptora, foram obtidos os dados de tensão VS e corrente IS na barra transmissora e comparados com os valores obtidos através das equações que possuem os parâmetros da linha de forma distribuída. O objetivo é verificar, com base em dados de linhas reais, o comportamento das premissas empregadas para as simplificações dos modelos de linha curta, média e longa. As linhas estudadas podem ser modeladas como curtas para extensões de até 100 km. Para linhas entre 100 km e 200 km podem ser modeladas com o modelo Pi nominal e para linhas de 200 km a 320 km podem ser modeladas como T nominal.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4391
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_de_Renata_Martins___Engenharia_Eletrica.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.