Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4395
Título: Sistemas de aterramento de linhas de transmissão: caso particular dos sistemas de aterramento das linhas de transmissão de 230 Kv do estado de Rondônia
Autor(es): Matos, Thalyson Rocha
Palavras-chave: Linhas de transmissão
Contrapeso
Resistividade do solo
Data do documento: 2022
Citação: MATOS, Thalyson Rocha. Sistemas de aterramento de linhas de transmissão: caso particular dos sistemas de aterramento das linhas de transmissão de 230 Kv do estado de Rondônia. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: As linhas de transmissão (LTs) possuem um papel de extrema importãncia no contínuo fornecimento de energia elétrica em todo o país. Dentre os fatores responsáveis pelo bom desempenho das LTs destaca-se o contrapeso, cuja função primordial é oferecer uma alta capacidade de escoamento das correntes provenientes de eventuais surtos de tensão ocasionados por descargas atmosféricas. Dessa forma, torna-se imprescindível a análise da resistência elétrica fornecida pelos sistemas de aterramento diante de solos não-homogêneos com o intuito de determinar qual a geometria de contrapeso é capaz de proporcionar melhor desempenho de uma LT frente as descargas atmosféricas. Considerando a extensão das LTs, usualmente na ordem de quilômetros, a prática mais comumente utilizada ´e a medição da resistividade do solo ao longo de alguns trechos, definindo-se, a partir dessas amostras, um projeto padrão de contrapeso para todas as torres. Levando em conta esse fato, o estudo aqui realizado toma como referência o contrapeso radial de quatro pernas. Os resultados obtidos a partir de dados de medições de resistividade medidas próximas às LTs, mostram que a maioria dos valores de resistência de aterramento são menores ou iguais a 30 Ω, sendo classificadas como excelentes, boas e razoáveis. Uma análise qualitativa sobre a resposta desses valores de resistência elétrica frente `as descargas atmosféricas também é realizada ao final do trabalho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4395
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf6,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.