Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4399
Título: Percepção dos usuários sobre o acesso de primeiro contato – acessibilidade das crianças menores de dois anos em Porto Velho – Rondônia.
Autor(es): Silva, Ana Gleice Costa da
Palavras-chave: Avaliação de serviços de saúde
Atenção primária
Saúde da criança
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Ana Gleice Costa da . Percepção dos usuários sobre o acesso de primeiro contato – acessibilidade das crianças menores de dois anos em Porto Velho – Rondônia. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2023.
Resumo: A atenção primária à saúde (APS), representa o serviço preferencial de entrada do usuário no sistema de saúde para todas as necessidades e problemas, e possui caráter estratégico na estruturação das ações de saúde pública. No contexto da APS, a assistência à saúde das crianças menores de dois anos, constitui em uma atividade de grande relevância em função da vulnerabilidade que elas apresentam durante essa fase da vida. Sendo esta, uma preocupação das políticas públicas no contexto nacional e internacional devido à maior vulnerabilidade desse grupo etário em adquirir morbidades em seu processo de crescimento e desenvolvimento, e consequentemente apresentar altas taxas de mortalidade. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a presença do atributo acesso de primeiro contato - acessibilidade da atenção primária à saúde da criança menor de dois anos do município de Porto Velho-RO. Neste trabalho foi utilizado o banco de dados do projeto matriz “Avaliação dos Atributos da Atenção Primária À Saúde da Criança em Porto Velho, Rondônia”. Sendo uma pesquisa do tipo transversal, avaliativo, de abordagem quantitativa, a coleta de dados deu-se no período de janeiro a fevereiro de 2020, obtendo uma amostra de 104 responsáveis de crianças menores de dois anos, os dados foram coletados através de dois instrumentos: um primeiro questionário aplicado aos responsáveis de crianças menores de dois anos para identificação do perfil dos mesmos. Posteriormente, a fim de avaliar a qualidade de serviços de saúde, foi aplicado o PCATool, versão criança.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4399
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Pública (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANA_GLEICE__Saude_Publica_versao_final.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.