Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4402
Título: Leishmaniose visceral e tegumentar americana em Rondônia: Uma análise dos casos notificados entre 2011 e 2021
Autor(es): Bueno, Caroline Scharnowski
Palavras-chave: Leishmaniose Cutânea
Leishmaniose Visceral
Perfil de Saúde
Data do documento: 2023
Citação: BUENO, Caroline Scharnowski. Leishmaniose visceral e tegumentar americana em Rondônia: Uma análise dos casos notificados entre 2011 e 2021. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, 2023.
Resumo: As leishmanioses são consideradas doenças tropicais negligenciadas e de notificação compulsória, cujo movimento de urbanização dos vetores e em razão do comportamento humano pelos processos migratórios e pelas variáveis socioeconômicas relacionadas a patologia tem reforçado a relevância de estudos sobre a temática. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar os casos notificados com leishmaniose visceral e tegumentar em Rondônia no período de 2011 a 2021. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, onde foram utilizados os dados de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e Sistema de Informação de Mortalidade. Através da fórmula de coeficientes de incidência e taxa de mortalidade foram conhecidos os perfis dos casos notificados. Para a associação das variáveis dependentes (leishmaniose visceral x tegumentar) e independentes (sociodemográficas, clínicas e de tratamento) foi calculado o teste Qui-Quadrado no software Statistica, da TIBCO, versão 13.5.0.17, considerando nível de significância de 5%. Considerou-se o nível de significância de 5%. Para classificação da qualidade e completude dos registros dos casos notificados foi realizado cálculo de porcentagem de campos com dados ignorados ou em branco e foram categorizados através dos estabelecidos como: muito ruim (50% ou mais), ruim (20 a 50%), regular (10 a 20%), bom (5 a 10%) e excelente (menor de 5%). Entre 2011 a 2021, foram confirmados 5 casos de leishmaniose visceral e 10.957 casos de leishmaniose tegumentar americana em Rondônia, com maior número de casos notificados em Porto Velho e Vilhena. Verificou-se diferença estatística entre os casos notificados de leishmaniose visceral e tegumentar americana, no que diz respeito a escolaridade com mais do que 9 anos de estudo (p=0,034) e não se aplica (p=0,000), bem como zona de residência periurbana (p=0,000). Diante dos achados encontrados neste estudo, torna-se essencial o desenvolvimento de ações de educação em saúde para a população, melhoria da infraestrutura sanitária e realização de campanhas para sensibilização sobre a doença, auxiliando na redução da incidência de leishmanioses, além de melhorias na qualidade de vida das pessoas usualmente acometidas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4402
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Pública (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroline_S._Bueno_TCC_versaoFinal.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.