Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4403
Título: O assistente social na rede de atenção psicossocial: Revisão integrativa
Autor(es): Pereira, Cedineia Aparecida
Palavras-chave: Assistente Social
Área de Atuação Profissional
Serviço de Saúde Mental
Data do documento: 2023
Citação: PEREIRA, Cedineia Aparecida. O assistente social na rede de atenção psicossocial: Revisão integrativa. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, 2023.
Resumo: Com o Sistema Único de Saúde (SUS), a inserção de uma rede de apoio ao usuário com transtorno mental foi concretizada através da instituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Dentro desse contexto, o assistente social, profissional da área de serviços sociais que atua ligando indivíduos de diferentes grupos sociais aos seus direitos de cidadãos, realizando o trabalho prático de viabilizar o acesso às políticas públicas e programas sociais. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo. Analisar o processo de trabalho do assistente social dentro da rede de atenção psicossocial. Metodologia Trata-se de uma revisão integrativa da literatura construída a partir da seguinte questão: como ocorre o processo de trabalho do assistente social no contexto da rede de atenção psicossocial? tendo como critérios de inclusão artigos entre os anos de 2012 a 2022, em português, inglês ou espanhol e que respondessem à pergunta norteadora. Foram identificados 466 referências, desses foram excluídos os que não se encaixavam nos critérios estabelecidos resultando em 14 artigos selecionados, foi realizada uma busca em suas referências, na qual não foram encontrados outros estudos que colaborassem com essa revisão. Resultados O assistente social é requisitado dentro da rede de atenção psicossocial seu trabalho não se resume em encaminhamentos e visitas domiciliares, suas ações ajuda a superar as barreiras aos cuidados de saúde por meio de acesso à saúde, falta de moradia, busca a inserção social e familiar, assuntos escolares, insegurança alimentar, violências doméstica através dos serviços de proteção a mulheres crianças e idosos, além de orientação para pessoas portadora com deficiências, assistência odontológica e acesso à saúde mental de longo prazo assim como tratamento de abuso de substâncias ilícitas. Esse estudo evidenciou a importância da atuação do assistente social na RAPS, e como esse profissional pode abranger suas atividades em várias áreas e cenários. Ressalta-se a importância da Interprofissionalidade como ferramenta de construção na visão focal das ações do profissional que resulta no potencial que esse profissional oferece diante da diversidade postas pelo cotidiano.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4403
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Pública (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEDINEIA_TCC_COM_FICHA_CATALOGRAFICA__1_.pdf401,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.