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Title: Satisfação no trabalho na atenção primária à saúde: Evidências do trabalho interprofissional baseadas em revisão integrativa
Authors: Almeida, Jênnifer De Oliveira
Keywords: Profissionais de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Satisfação no Trabalho
Issue Date: 2023
Citation: ALMEIDA, Jênnifer De Oliveira. Satisfação no trabalho na atenção primária à saúde: Evidências do trabalho interprofissional baseadas em revisão integrativa. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, 2023.
Abstract: INTRODUÇÃO: O trabalho na Atenção Primária à Saúde é caracterizado pela relação complexa entre responsabilidades, incumbências, estímulos e compensações em uma conjuntura sociotécnica. Para que haja edificação de um labor eficiente, é recomendado que o profissional de saúde sinta satisfação no trabalho. Esse estudo tem por objetivo compreender a satisfação no trabalho entre os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura considerando a pergunta norteadora – “Os profissionais de saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde possuem satisfação no trabalho?” - A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, Medline, Embase e Web of Science através dos descritores “profissionais de saúde”, “atenção primária à saúde” e “satisfação no trabalho”, indexados no DeCs, MeSH e Entre. RESULTADOS: Dentre os estudos, quatro eram qualitativos, 16 quantitativos e um era quanti-qualitativo. Dos artigos encontrados, sete foram realizados no Brasil, um na Arábia Saudita, quatro da China, um da Austrália, um da Suécia, quatro dos Estados Unidos, um da Macedônia, um da Espanha e um do Chile. Dos achados, cerca de somente 20% dos estudos resultam na satisfação profissional e 57% não estão satisfeitos, nem insatisfeitos completamente. DISCUSSÃO: Cinco "Termos-chave" obtidos através dos artigos nortearam as discussões, sendo elas: 1) Complexidade exigida à APS versus Condições reais para exercê-la; 2) Conflitos de comunicação versus Trabalho interprofissional; 3) Múltiplas incumbências e qualificações profissionais versus inércia na carreira e salário; 4) A necessidade de capacitação versus “treinamentos por formalidade”; 5) propostas de intervenção/solução para melhora da satisfação. CONCLUSÃO: Os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde tendem a possuir satisfação laboral principalmente quando sentem a utilidade de seu papel, fazem parte de uma equipe saudável, comunicativa e com atuação interprofissional, consideram se valorizados, têm suas necessidades ouvidas através de treinamentos congruentes para a prática clínica adequada e dispõem da possibilidade de atuar em uma infraestrutura adequada, com ferramentas adequadas, abastecidas de insumos e materiais para a realizar o trabalho de maneira completa. Mensurar o nível de satisfação no trabalho é importante para identificar potenciais dificuldades e necessidades de intervenção em um determinado serviço.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4404
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