Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4406
Título: Fatores preditores e acidentes com material biológico em trabalhadores de saúde: Uma revisão integrativa
Autor(es): Tadeus, Vivian Rodrigues
Palavras-chave: Acidente de trabalho
Fatores de Risco
Material biológico
Data do documento: 2023
Citação: TADEUS, Vivian Rodrigues. Fatores preditores e acidentes com material biológico em trabalhadores de saúde: Uma revisão integrativa. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, 2023.
Resumo: O risco ocupacional caracterizado por ser algo decorrente de condições e elementos que envolvem o ambiente de trabalho, deixa seu teor de probabilidade e assume sua factibilidade ao torna-se um acidente de trabalho. Dentre todos os riscos ocupacionais, o risco biológico, que consiste na exposição de uma pessoa a secreções ou sangue, é a principal forma de exposição e de acidentes do profissional de saúde. O objetivo deste estudo é analisar os fatores associados aos acidentes de trabalho com exposição a material biológico pelos profissionais da área de saúde. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura considerando a questão norteadora “Quais são os fatores associados aos acidentes com material biológico pelos profissionais de saúde?” utilizando o acrônimo PEO. As buscas foram feitas nos meses de junho e julho de 2022 nas bases de dados: Literatura Latina Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS – acessado por meio do Portal Regional da Biblioteca em Saúde); Medical Literatura Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE – acessado por meio da plataforma PubMed); Excerpta Medical dataBASE (EMBASE) e SciVerse Scopus, um domínio da Elsevier. Foram identificadas 291 referências das quais 17 artigos foram selecionados. Dos estudos escolhidos 64,70% (11) foram publicados em periódicos internacionais, entre os anos de 2003 a 2022, 70,58% (12) eram quantitativos transversal. No que se refere aos fatores preditores para os acidentes com material biológico foi possível agrupá-los em três categorias temáticas: fatores sociodemográficos, fatores condicionantes do trabalho e fatores comportamentais dos profissionais de saúde. Neste sentido, a busca pelas mudanças de práticas e saberes já enraizados na cultura é um dos grandes desafios para a busca da quebra desse queijo suíço que é a segurança do profissional de saúde. Portanto, a educação permanente em saúde aparece como uma das principais formas de sugestão de enfrentamento desse problema de saúde pública.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4406
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Pública (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIVIAN_TCC_FINAL__1_.pdf732,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.