Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4486
Título: A residência pedagógica na licenciatura de pedagogia da UNIR: um relato de experiência
Autor(es): SILVA, Aline Vargas da
MAIA, Katty Cristina
Palavras-chave: Residência pedagógica
Formação inicial
Docência
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Aline Vargas, MAIA, Katty Cristina. A residência pedagógica na licenciatura de pedagogia da UNIR: um relato de experiência. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas durante a realização do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que ocorreu no Campus de Guajará-Mirim, do curso de licenciatura de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), contemplado pela EMEIEF Salomão Silva, no 1º ano, e EMEIEF José Carlos Nery, no 5º ano do Ensino Fundamental. As práticas executadas abrangem situações caracterizadas pelo desempenho e desenvolvimento pedagógico, como extensão de preparação da vida acadêmica dos estudantes em fase inicial, juntamente com a universidade. Essas práticas foram desenvolvidas através de observações, produção de materiais adaptados aos planos de aula e componentes curriculares, elaboração do planejamento e ações envolvidas nos projetos institucionais e próprios das turmas e adequados às necessidades de cada estudante envolvido. A faixa etária era de 5 a 10 anos de idade. As práticas pedagógicas, bem como o planejamento, atendiam as peculiaridades dos estudantes, pois partiam dos resultados adquiridos na aplicação de uma avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática – projeto realizado pela Rede Municipal de Ensino. Foram redigidos relatórios das ações desenvolvidas de acordo com a carga horária do programa. Nestes, buscou-se expandir interpretações, práticas, resultados alcançados, dificuldades apresentadas e aprendizados adquiridos com as preceptoras professoras das turmas envolvidas, bem como desempenho e competências dos estudantes e contribuições das intervenções praticadas com os alunos, sempre que necessário durante e entre os anos letivos de 2018 a 2019. Além disso, foram implementadas atividades para entender a aplicação das práticas pedagógicas e as experiências do dia a dia escolar. O programa é imprescidível ao processo de construção profissional de um futuro pedagogo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4486
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_da_Aline_e_Katty.pdf264,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.