Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4487
Título: Inovações tecnológicas: a importância da inclusão digital para a efetivação do desenvolvimento sustentável.
Autor(es): LAGASSE, Solange Soares
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Tecnologias digitais
Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 2022
Citação: LAGASSE, Solange Soares. Inovações tecnológicas: a importância da inclusão digital para a efetivação do desenvolvimento sustentável. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: O problema da pesquisa questiona como a teoria da sustentabilidade, viabilizada pelas inovações tecnológicas, pode ser alcançada, tendo em vista que o analfabetismo digital atinge até mesmo cidadãos com formação superior, refletindo um sistema global de exclusão digital. O tema do estudo relaciona-se as inovações tecnológicas e a delimitação se reporta a efetivação do desenvolvimento sustentável através das inovações tecnológicas. A literatura retrata a viabilidade das inovações promoverem a sustentabilidade, mas, não deixa claro como esse processo se efetiva. Reside aqui a lacuna teórica do estudo. Nesse sentido a pesquisa teve como objetivo geral indicar como a teoria da sustentabilidade, viabilizada pelas inovações tecnológicas, pode ser alcançada, uma vez que o analfabetismo digital atinge até mesmo cidadãos com formação superior. Quanto à natureza metodológica trata-se de pesquisa aplicada mista: qualitativa e quantitativa, de abordagem qualitativa, segundo seu objetivo trata-se de pesquisa explicativa, segundo procedimentos de coleta de dados refere-se à pesquisa mista: bibliográfica, de levantamento e pesquisa de survey, segundo fontes de informação trata-se de pesquisa de campo e bibliográfica. Os resultados apontaram que a teoria da sustentabilidade, viabilizada pelas inovações tecnológicas pode ser alcançada ampliando o acesso da população a inclusão digital. Para que a sociedade possa ser integrada ao processo de desenvolvimento sustentável por meio das inovações tecnológicas, é necessário munir a população de conhecimentos acerca das tecnologias digitais, do contrário, seguir-se-á a exclusão digital, e consequentemente, a ilusão do desenvolvimento sustentável sem a participação da sociedade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4487
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Solange Soares Lagasse.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.