Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4491
Título: As relações entre a língua Portuguesa e língua Wari' no campos de sentido escola: um estudo semântico-lexical
Autor(es): Faustino, Edilzia Rocha Ribeiro
Santos, Marcia Dias dos
Palavras-chave: Plurilinguismo
Língua Portuguesa
Wari'
Data do documento: 2019
Citação: FAUSTINO, Edilzia Rocha Ribeiro; SANTOS, Márcia Dias dos. As relações entre a língua Portuguesa e língua Wari' no campos de sentido escola: um estudo semântico-lexical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de campo e bibliográfica e teve como objetivo investigar as relações entre a língua portuguesa e a língua wari’, dialeto Oro Mon, no campo sentido escola. Para realizar este estudo, fez-se necessário atingir os seguintes objetivos: apresentar discussões sobre comunidades indígenas de contextos plurilinguísticos; tecer breves apontamentos sobre a escola em comunidades; identificar as palavras no campo de sentido escola em Wari’, no dialeto Oro Mon, e por fim, discutir sobre o papel da escola em relação ao contato linguístico na comunidade indígena Wari’. Contribuíram para nossas discussões, entre outros, os seguintes autores: Sousa (2009); Megale (2005); Calvet (2011); Koch (2007); Santos (2019) e Moreira e Candau (2013). Os resultados apresentados evidenciam que há urgência de políticas educacionais afim de que a escola possa, diante de contextos plurilíngues, encontrar mecanismos de ações que promovam o uso da língua materna dos indígenas como primeira língua, mesmo diante da entrada de um cenário diferente para a comunidade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4491
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILZIA ROCHA.pdf888,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.