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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4493
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Eric da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T19:11:29Z | - |
dc.date.available | 2023-08-07T19:11:29Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Eric da Silva. Verbos ergativos e ensino: a oralidade deixada de lado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4493 | - |
dc.description.abstract | O referido trabalho traz como foco principal os verbos ergativos, visto que, tais valências verbais não possuem vez no ensino, já que se fazem presentes dentro da gramatica descritiva e do campo semântico da oralidade, o qual vai sendo esquecido, frequentemente, no ensino, indo totalmente contra o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz como regra de ensino dentro das competências específicas por disciplina, aproveitar todas as nuances linguísticas tanto oral, quanto escrita e visual, ou seja, a oralidade deveria se fazer mais presente em consonância com o ensino das regras gramaticais. Procuramos relatar e demostrar de forma objetiva à utilização desses verbos, classificando-os de uma maneira simples e apresentando sua compreensão e seu uso. O presente artigo foi feito através do método indutivo e pesquisas bibliográficas com cunho qualitativo, abordando a gramática descritiva, especificamente a área da semântica, dentro dos conceitos verbais. Como aporte teórico, utilizamos Perini (2008, 2010); Bagno (2011), Bechara (2009) entre outros. Com a finalização dessa pesquisa, foi percebido que há possibilidade de utilizar os verbos ergativos em sala de aula quando o professor começar a utilização da oralidade de seus alunos, bem com o contexto de uso desses verbos como base para analisá-los dentro de estruturas oracionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-07T19:11:00Z No. of bitstreams: 1 ERIC DA SILVA.pdf: 314613 bytes, checksum: aec8ef735fe28106788836f8d3905063 (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Semântica | pt_BR |
dc.title | Verbos ergativos e ensino: a oralidade deixada de lado | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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