Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Eric da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-07T19:11:29Z-
dc.date.available2023-08-07T19:11:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERNANDES, Eric da Silva. Verbos ergativos e ensino: a oralidade deixada de lado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4493-
dc.description.abstractO referido trabalho traz como foco principal os verbos ergativos, visto que, tais valências verbais não possuem vez no ensino, já que se fazem presentes dentro da gramatica descritiva e do campo semântico da oralidade, o qual vai sendo esquecido, frequentemente, no ensino, indo totalmente contra o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz como regra de ensino dentro das competências específicas por disciplina, aproveitar todas as nuances linguísticas tanto oral, quanto escrita e visual, ou seja, a oralidade deveria se fazer mais presente em consonância com o ensino das regras gramaticais. Procuramos relatar e demostrar de forma objetiva à utilização desses verbos, classificando-os de uma maneira simples e apresentando sua compreensão e seu uso. O presente artigo foi feito através do método indutivo e pesquisas bibliográficas com cunho qualitativo, abordando a gramática descritiva, especificamente a área da semântica, dentro dos conceitos verbais. Como aporte teórico, utilizamos Perini (2008, 2010); Bagno (2011), Bechara (2009) entre outros. Com a finalização dessa pesquisa, foi percebido que há possibilidade de utilizar os verbos ergativos em sala de aula quando o professor começar a utilização da oralidade de seus alunos, bem com o contexto de uso desses verbos como base para analisá-los dentro de estruturas oracionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-07T19:11:00Z No. of bitstreams: 1 ERIC DA SILVA.pdf: 314613 bytes, checksum: aec8ef735fe28106788836f8d3905063 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-07T19:11:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ERIC DA SILVA.pdf: 314613 bytes, checksum: aec8ef735fe28106788836f8d3905063 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-07T19:11:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERIC DA SILVA.pdf: 314613 bytes, checksum: aec8ef735fe28106788836f8d3905063 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.titleVerbos ergativos e ensino: a oralidade deixada de ladopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIC DA SILVA.pdf307,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.