Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4493
Title: | Verbos ergativos e ensino: a oralidade deixada de lado |
Authors: | Fernandes, Eric da Silva |
Keywords: | Língua Portuguesa Gramática Semântica |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | FERNANDES, Eric da Silva. Verbos ergativos e ensino: a oralidade deixada de lado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019. |
Abstract: | O referido trabalho traz como foco principal os verbos ergativos, visto que, tais valências verbais não possuem vez no ensino, já que se fazem presentes dentro da gramatica descritiva e do campo semântico da oralidade, o qual vai sendo esquecido, frequentemente, no ensino, indo totalmente contra o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz como regra de ensino dentro das competências específicas por disciplina, aproveitar todas as nuances linguísticas tanto oral, quanto escrita e visual, ou seja, a oralidade deveria se fazer mais presente em consonância com o ensino das regras gramaticais. Procuramos relatar e demostrar de forma objetiva à utilização desses verbos, classificando-os de uma maneira simples e apresentando sua compreensão e seu uso. O presente artigo foi feito através do método indutivo e pesquisas bibliográficas com cunho qualitativo, abordando a gramática descritiva, especificamente a área da semântica, dentro dos conceitos verbais. Como aporte teórico, utilizamos Perini (2008, 2010); Bagno (2011), Bechara (2009) entre outros. Com a finalização dessa pesquisa, foi percebido que há possibilidade de utilizar os verbos ergativos em sala de aula quando o professor começar a utilização da oralidade de seus alunos, bem com o contexto de uso desses verbos como base para analisá-los dentro de estruturas oracionais. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4493 |
Appears in Collections: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ERIC DA SILVA.pdf | 307,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.