Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4512
Título: Muher e direito na obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum
Autor(es): Melo, Najila Andrielly dos Santos
Palavras-chave: Literatura
Mulher
Direito
Data do documento: 2018
Citação: MELO, Najila Andrielly dos Santos . Muher e direito na obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum . 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Resumo: Este Artigo analisa o romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, buscando apresentar os tipos de Mulher, segundo o viés do autor, presentes na Amazônia, e o seu funcionamento cultural na sociedade de Manaus em torno a 1940. Este estudo, de corte culturalista, seguiu uma perspectiva da análise literária tomando Homi Bhabha, a partir de O Local da Cultura, e Antônio Cândido, e a sua teoria que vincula Literatura e Sociedade, cujos desenhos históricos de autores nacionais sedimentaram o caminho de uma área culturalista. A questão central da Mulher, e a observação da implementação dos direitos no seu entorno, na obra Dois Irmãos de Hatoum, fundamenta-se ainda em lições de Djamila Ribeiro e de Flávia Piovesan, tudo voltado a verificar o embasamento dos Direitos Humanos da Mulher (imigrada, autóctone, citadina) na Amazônia. Aplicando-se o método da Filologia Política ao estudo, foi possível harmonizar o corte culturalista. Percebe-se que as personagens femininas são centrais na obra em análise, assumindo um papel de destaque, cada uma delas representando uma comunidade da Amazônia, dando-se a existência de um verdadeiro “choque cultural” entre as partes, que se enfrentam e se contrapõem.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4512
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAJILA.pdf178,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.