Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4514
Título: A barreira de proficiência de Seefeldt na aprendizagem da técnica de Chipping
Autor(es): Campos, Sabrina Diniz
Palavras-chave: Barreira
Proficiência
Habilidade
Data do documento: 2023
Citação: CAMPOS, Sabrina Diniz. A barreira de proficiência de Seefeldt na aprendizagem da técnica de Chipping. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Seefeldt (1979) postulou a ideia de que era necessário um determinado nível de proficiência em habilidades motoras fundamentais (HMF) para aprender habilidades específicas. A hipótese da barreira de proficiência foi amplamente estudada pela área de desenvolvimento motor, porém poucos estudos testaram essa hipótese. Estes estudos testaram essa hipótese por meio da relação entre duas HMF e uma habilidade específica que seria a combinação delas. O presente estudo testou essa hipótese por meio da relação entre uma HMF (chute) e uma versão especializada dela (chipping). Sessenta meninos com idade entre seis e dez anos foram testados antes e depois de uma intervenção no chute (HMF) e no Chipping (habilidade específica). Na intervenção, os alunos treinaram o chipping. Não observamos que a melhora no chipping era dependente da habilidade demonstrada no chute. Esses resultados sugerem que apesar de um bom nível de proficiência nas HMF facilitar a aprendizagem de habilidades específicas, ela não limita essa aprendizagem.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4514
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VF_TCC_Sabrina_20230718.pdf545,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.