Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4514
Título: | A barreira de proficiência de Seefeldt na aprendizagem da técnica de Chipping |
Autor(es): | Campos, Sabrina Diniz |
Palavras-chave: | Barreira Proficiência Habilidade |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | CAMPOS, Sabrina Diniz. A barreira de proficiência de Seefeldt na aprendizagem da técnica de Chipping. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
Resumo: | Seefeldt (1979) postulou a ideia de que era necessário um determinado nível de proficiência em habilidades motoras fundamentais (HMF) para aprender habilidades específicas. A hipótese da barreira de proficiência foi amplamente estudada pela área de desenvolvimento motor, porém poucos estudos testaram essa hipótese. Estes estudos testaram essa hipótese por meio da relação entre duas HMF e uma habilidade específica que seria a combinação delas. O presente estudo testou essa hipótese por meio da relação entre uma HMF (chute) e uma versão especializada dela (chipping). Sessenta meninos com idade entre seis e dez anos foram testados antes e depois de uma intervenção no chute (HMF) e no Chipping (habilidade específica). Na intervenção, os alunos treinaram o chipping. Não observamos que a melhora no chipping era dependente da habilidade demonstrada no chute. Esses resultados sugerem que apesar de um bom nível de proficiência nas HMF facilitar a aprendizagem de habilidades específicas, ela não limita essa aprendizagem. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4514 |
Aparece nas coleções: | Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VF_TCC_Sabrina_20230718.pdf | 545,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.