Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4521
Título: Letramento literário em tempos de pandemia: desafios e adaptações entre a língua portuguesa e a libras
Autor(es): SANTOS, Caroline Reis dos
LIMA, Daiany Furtado de
Palavras-chave: Letramento literário
Pedagogia do multiletramento
Leitura para surdos
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Caroline Reis dos; LIMA, Daiany Furtado de. Letramento literário em tempos de pandemia: desafios e adaptações entre a língua portuguesa e a libras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de letramento literário para alunos surdos. Objetivamos relatar a experiência do letramento literário de Língua Portuguesa através de contações de histórias em Libras como caminhos para inclusão de alunos em tempos de pandemia. O arcabouço teórico apresenta reflexões acerca do letramento literário: formação do leitor surdo, com base nos autores Candido (1995) e Cosson (2016). Em seguida, a Pedagogia do Multiletramento para o ensino da leitura para alunos surdos (GLN, 1996; ROJO, 2012); e ensino de língua portuguesa no Bilinguismo (GOLDFELD, 2002; KARNOPP; PEREIRA, 2003; MOURA, 2008); A tradução cultural (BALDWIN, 2009; BURKE, 2009); A quebra de barreiras, crenças e concepções no processo de aprendizagem de alunos surdos (VYGOTSKY, 1997, 2006; SAVIANE; 2000; FABRIS; LOPES, 2002, ) e a Pandemia: distanciamento da criança surda na escola. (QUADROS, 2005; STROBEL, 2009; LIMA, 2020). A metodologia foi baseada na pesquisa bibliográfica com análise de artigos, dissertação, tese de doutorado, livros, revistas acadêmicas e a pesquisa documental, com análise de lei e regulamentos, servindo de embasamento teórico para relatar uma realidade vivenciada pelas acadêmicas no PIBID (Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no ano de 2020, em um momento atípico vivenciado pela pandemia do COVID-19, com o letramento literário e as contações de histórias em Libras. A pesquisa partiu da indagação: "Como pensar em cenários inclusivos para crianças surdas possam atingir o mesmo desempenho que as demais crianças no letramento literário em tempo de pandemia?”. Como resultados identificamos que o letramento literário através de contações de histórias em Libras disponibilizadas no Youtube é uma proposta importante para que crianças surdas possam adquirir tanto a L1 quanto a L2, sendo a L1 a Libras e a L2 a Língua Portuguesa, no qual professores se instrumentalizar com elementos teóricos e práticos na perspectiva da educação bilíngue. Percebendo o termo da Pedagogia do Multiletramento como rompimento de barreira para um processo onde o aluno surdo irá interagir com situações cotidianas através do uso social da leitura e escrita da Língua Portuguesa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4521
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Caroline Reis e Daiany_vedado.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.