Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4525
Título: Tia Mônica: a representação máxima do realismo no conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis
Autor(es): Maia, Paulo Roberto Silva
Palavras-chave: Machado de Assis
Escravagismo
Realismo
Data do documento: 2018
Citação: MAIA, Paulo Roberto Silva Maia. Tia Mônica: a representação máxima do realismo no conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018..
Resumo: No presente artigo analisamos, no conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis, a temática representativa do Realismo na sua conjuntura máxima. A leitura sucede da interpretação da personagem Tia Mônica, considerada, nesse estudo, a reprodução fidedigna das circunstâncias que incidem do realismo. O trabalho analítico encontra-se pautado na interpretação textual inter-relacionada aos estudos a respeito do realismo machadiano em conjunto à teoria sobre o Realismo. Disto, é concluso ponderar que a personagem destacada em nossa interpretação confirma que a literatura realista, em se tratando da percepção machadiana, desmascara qualquer motivo de conflito social, comportamental, filosófico e psicanalítico que envolve emoções, temperamento, fracassos e sucessos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4525
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO ROBERTO.pdf321,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.