Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4527
Título: Museu, patrimônio cultural e memória na fronteira Brasil/Bolívia: um estudo da obra “Histórias, Mistérios e Conquistas”, de autoria de Cláudio Furlanetto
Autor(es): Marques, Rosivaldo da Costa
Palavras-chave: Literatura amazônica
Patrimônio histórico-cultural
Memória
Museu
Cláudio Furlanetto
Data do documento: 2022
Citação: MARQUES, Rosivaldo da Costa. Museu, patrimônio cultural e memória na fronteira Brasil/Bolívia: um estudo da obra “Histórias, Mistérios e Conquistas”, de autoria de Cláudio Furlanetto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma análise da obra Histórias, mistérios e conquistas, publicada em 2018, de autoria de Claudio Giuseppe Furlanetto, a qual registra história da implantação do Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim-RO, destacando a importância do referido Museu para a constituição do patrimônio histórico cultural da fronteira Brasil/Bolívia. Além disso, mostra-se a importância do trabalho de Cláudio Giuseppe Furnalleto para a preservação da história, da memória e das identidades culturais dos povos que viveram/vivem na fronteira Brasil/Bolívia. A pesquisa, de natureza bibliográfica e com a abordagem qualitativa foi desenvolvida a partir do método analítico, no período de dezembro de 2021 a julho de 2022, tendo-se como base teórica os estudos de: Furlanetto (2018), Loureiro (2014), Halbwachs (2003), Carlan (2008), Beltrão & Caroso (2007), Gil (2002) e outros. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria Literária e dos Estudos Culturais. Os resultados mostraram que a história do Museu Histórico de Guajará-Mirim está indissociavelmente atrelada à história das cidades gêmeas Guajará-Mirim/Rondônia- Brasil e Guayaramerín/Beni-Bolívia, contribuindo, para a preservação da História, da Memória e do Patrimônio Cultural do município de Guajará- Mirim/RO.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4527
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSIVALDO DA COSTA.pdf660,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.