Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4528
Título: A cabeça voadora: a figura do feminino no mito indígena Macurap
Autor(es): Oliveira, Sansão Freitas de
Rocha, Tainara Soares
Palavras-chave: Mitologia
Indígena
Cabeça Voadora
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Sansão Freitas de; ROCHA, Tainara Soares. A cabeça voadora: a figura do feminino no mito indígena Macurap. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise do mito indígena “A cabeça voadora” de Betty Mindlin. O objetivo da pesquisa centrou-se em analisar o mito identificando a figura do feminino, evidenciando nessas análises a influência da forma de ver, pensar o mundo dos povos tradicionais. Como objetivos específicos, a pesquisa norteou-se nas seguintes questões: refletir sobre a importância do gênero mito para os povos indígenas; identificar a estrutura do mito indígena; compreender os elementos do feminino abordado no mito; observar se há outros mitos a temática sobre a perda da cabeça da mulher e analisar as possíveis interpretações sobre a figura do feminino presente no mito. As bases teóricas que subsidiaram a pesquisa foram: Lévi-Strauss (1978); Cassirer (1992); Mindlin (2006) E Santos (2010). Optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica com abordagem descritiva e comparativa. Os resultados apontam para uma reflexão sobre as narrativas dos povos indígenas, como também para a figura do feminino presente nesses textos, evidenciando nessas marcas textuais e discursivas que revelam forma da própria existência do ser humano e suas relações com o outro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4528
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANSÃO E TAINARA.pdf344,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.