Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4530
Título: ‘Mad Maria’ de Márcio Souza: as múltiplas estéticas literárias e a presença dos povos originários na composição da obra
Autor(es): Melo, Suelen Gomes de
Palavras-chave: Caripuna
Contemporaneidade
Mad Maria
Data do documento: 2022
Citação: MELO, Suelen Gomes de. ‘Mad Maria’ de Márcio Souza: as múltiplas estéticas literárias e a presença dos povos originários na composição da obra . 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Na presente Monografia buscamos apresentar uma análise das múltiplas influências (períodos/escolas) estéticas literárias que compõem a narrativa do romance Mad Maria, de Márcio Souza, publicado na década de 80, em tempos de Pós-Modernismo. Adjunta a essa proposição temática, também objetivamos destacar a presença dos povos originários por meio do recorte máximo que flagra a presença constante do jovem indígena, Joe Caripuna, como representação da parte pelo todo que, por efeito, conjectura as mais de quarenta etnias indígenas da região. A pesquisa se efetivou por meio de leituras analíticas minuciosas, do romance em pauta, conjuntas às bibliografias de estudos que, de algum modo, corroboraram na escrita, considerando a temática análoga à discussão dessa pesquisa, seja no contexto dos períodos literários que remetem aos romances históricos e de teses ou da perspectiva entre colonizador (civilizados) e colonizado (povos originários). É conclusivo ponderar que o romance, em Monografia, por vezes, dispensa a base teórica, considerando que a voz narrativa, essencialmente, pautada na vasta pesquisa de documentos (registros históricos) apresenta, de forma ficcional, elementos avaliativos que, por si só, vislumbra a tese temática crítica de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4530
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELEN GOMES.pdf505,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.