Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4541
Título: A importância da inclusão do idioma espanhol nas escolas de Guajará-Mirim – RO/BR
Autor(es): ALVES, Juliana dos Santos
Palavras-chave: Fronteira
Portunhol
Línguas de Fronteira
Espanhol
Data do documento: 2023
Citação: ALVES, Juliana dos Santos. A importância da inclusão do idioma espanhol nas escolas de Guajará-Mirim – RO/BR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O estudo aqui apresentado, fundamenta a necessidade da inclusão do espanhol na cidade de Guajará-mirim. Através da disciplina de Estudos Pedagógicos na Fronteira do Brasil com a Bolívia, trabalhada no curso de Pedagogia, verificamos que as escolas brasileiras da fronteira de Guajará-Mirim possuem professores que não dominam a língua espanhola, apesar de muitos morarem na região há bastante tempo; eles compreendem pouco, falam menos ainda e não escrevem nada. Com isso, muitos alunos imigrantes ficam sem se alfabetizar. Essa realidade fez imergir meu problema de pesquisa: qual a importância da língua espanhola nas escolas de fronteira? A base teórica da pesquisa foram artigos científicos, leis, resoluções e normas que tratam da inclusão da língua espanhola no currículo da Educação Básica brasileira, e em especial das escolas localizadas em fronteira. Nosso aporte teórico foi fundamentado nos estudos: Sturza (2005) que traz uma discussão sobre as línguas de fronteiras e as práticas linguísticas, Prates (2013) que aborda a questão das práticas educacionais no ensino da língua e na literatura, Santos (2016) sobre as interações e representações da escola na região de fronteira, Faulstich (1997) sobre as variações terminológica: algumas tendências no português, Oliveira (2009) onde aborda sobre o plurilinguismo no brasil e as repressões e as resistências linguísticas, e Gil (2002) onde encaminha para qual melhor metodologia a ser utilizada durante a pesquisa. Para dar clareza ao estudo aqui apresentado optamos por realizar uma pesquisa qualitativa fundamentada nos estudos bibliográficos, com o objetivo de conhecer o processo histórico da implantação da língua espanhola no currículo da educação brasileira e os movimentos para garantir a permanência da respectiva língua no processo de formação da educação básica. Nossos resultados apontam para estratégias de inclusão, principalmente para as regiões das fronteiras internacionais brasileiras, regiões singulares que precisam ganhar atenção especial dos nossos governantes, tanto em nível nacional, quanto em nível local.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4541
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JULIANA DOS SANTOS.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.