Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4542
Título: | A afetividade na educação infantil |
Autor(es): | BATISTA, Joice Carneiro NASCIMENTO, Karine Lucino do |
Palavras-chave: | Aprendizagem Crianças Desenhos |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | BATISTA, Joice Carneiro; NASCIMENTO, Karine Lucino do. A afetividade na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. |
Resumo: | A afetividade se refere a capacidade do ser humano em experimentar sentimentos e emoções, tanto bons como ruins. é um tema relevante no processo de ensino-aprendizagem, pois sendo uns dos fatores indispensáveis na interação entre professor e aluno, principalmente na Educação Infantil. O ambiente escolar deve ser transformado em um lugar acolhedor e desenvolvedor de afeto. Considerando a importância da afetividade na educação infantil, o presente estudo teve como objetivo analisar a afetividade através dos desenhos aplicados por meio da técnica projetiva parelha educativa. A fundamentação teórica foi subsidiada por Henri Paul Hyacinthe Wallon (1995), Lev Vygotsky (2003), Jorge Visca (2011) e Paulo Freire (1996). E como meio de ampliar o conhecimento e para alcançar os objetivos propostos, utilizamos por meio de uma pesquisa de campo e técnicas de aplicação de desenhos projetivos. Os resultados indicaram que a relação positiva das crianças com a pessoa que ensina parecem influenciar positivamente no desempenho acadêmico apresentado por elas. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4542 |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Joice_e_Karine.pdf | 408,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.