Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4544
Título: A educação de jovens e adultos na fronteira Brasil – Bolívia: algumas reflexões
Autor(es): BRITO, Hélio Alves
Palavras-chave: Educação
Jovens e adultos
Leis
Data do documento: 2023
Citação: BRITO, Hélio Alves. A educação de jovens e adultos na fronteira Brasil – Bolívia: algumas reflexões. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este artigo apresenta reflexão acerca da educação de Jovens e Adultos ofertada por escolas brasileiras e bolivianas das cidades gêmeas de Guajará-Mirim (Rondônia/Brasil) e Guayaramerín (Beni/Bolívia). Muitos dos fronteiriços que vivem nessa região circulam entre as cidades vizinhas para trabalharem, essa realidade envolve jovens e adultos, homens e mulheres que na maioria das vezes precisam parar de estudar para poder se sustentar economicamente. Assim surge nossa problematização de pesquisa: Como acontece a oferta da Educação de Jovens e Adultos na fronteira? Optamos em fundamentar nossa investigação na pesquisa descritiva de caráter qualitativo e bibliográfica, tendo em vista a necessidade de conhecermos as diretrizes que norteiam a Educação de Jovens e Adultos nas respectivas cidades fronteiriças. Para analisar as informações coletadas nos fundamentamos nos estudos de Freire (2000), com os estudos culturais e o processo de alfabetização de trabalhadores, Girroux (1990), com as discussões sobre o poder da linguagem e suas funções sociais; Raffestin (2005) e Ferrari (2011), com os estudos sobre fronteiras e territórios; Perrenoud (2002) e Pierro (2022), com reflexões a cerca da educação e formação. Os resultados desse estudo nos revelaram que os sistemas de educação brasileiro e boliviano orientam processos de inclusão e o respeito às diversidades, mas há um fosso entre o real e o ideal que precisa ser vencido não apenas com mudanças na educação, mas com políticas sociais que ajudem na transformação das condições de vida dos grupos sociais mais vulneráveis economicamente nos dois países.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4544
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Hélio.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.