Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCASTRO, Cássia Costa-
dc.date.accessioned2023-08-14T13:41:30Z-
dc.date.available2023-08-14T13:41:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCASTRO, Cássia Costa. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4550-
dc.description.abstractO lúdico é uma prática facilitadora da aprendizagem de forma integral, na qual a criança desenvolve habilidades contribuindo para um melhor desenvolvimento pessoal e social e cuja importância é relevante no meio educativo. Este trabalho, analisa a ludicidade como prática pedagógica, de forma que possa ser vista como mediador no processo de educação do aluno. Para tanto, esta pesquisa se propõe a realizar uma breve revisão literária, utilizando trabalhos cujo tema esteja relacionado para discutir práticas lúdicas no âmbito educativo. Para subsidiar o presente estudo, recorreu-se a autores como Almeida (2014), Luckesi (2005), Kishimoto (1998), PIAGET (1987), Pereira (2015) entre outros que tiveram contribuições relevantes sobre a temática abordada. Dito isto, os resultados obtidos apontam à necessidade de inovação de práticas pedagógicas, pois comportamentos e sentimentos visíveis em discentes fazem com que o atual procedimento seja algo não desejável e, por sua vez, impactando na contribuição de saberes. No entanto, inovações nas metodologias sugerem, entre outras questões, o uso da ludicidade no âmbito educativo com a finalidade de tornar a aprendizagem mais agradável, prazerosa e envolvente, pois irá facilitar no processo que ocorre no processo de ensino escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-10T18:52:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_da_Cássia Costa.pdf: 265039 bytes, checksum: fba96d66a02409aec838807efe611941 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-14T13:41:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_da_Cássia Costa.pdf: 265039 bytes, checksum: fba96d66a02409aec838807efe611941 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T13:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_da_Cássia Costa.pdf: 265039 bytes, checksum: fba96d66a02409aec838807efe611941 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_da_Cássia Costa.pdf258,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.