Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4550
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CASTRO, Cássia Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T13:41:30Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T13:41:30Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Cássia Costa. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4550 | - |
dc.description.abstract | O lúdico é uma prática facilitadora da aprendizagem de forma integral, na qual a criança desenvolve habilidades contribuindo para um melhor desenvolvimento pessoal e social e cuja importância é relevante no meio educativo. Este trabalho, analisa a ludicidade como prática pedagógica, de forma que possa ser vista como mediador no processo de educação do aluno. Para tanto, esta pesquisa se propõe a realizar uma breve revisão literária, utilizando trabalhos cujo tema esteja relacionado para discutir práticas lúdicas no âmbito educativo. Para subsidiar o presente estudo, recorreu-se a autores como Almeida (2014), Luckesi (2005), Kishimoto (1998), PIAGET (1987), Pereira (2015) entre outros que tiveram contribuições relevantes sobre a temática abordada. Dito isto, os resultados obtidos apontam à necessidade de inovação de práticas pedagógicas, pois comportamentos e sentimentos visíveis em discentes fazem com que o atual procedimento seja algo não desejável e, por sua vez, impactando na contribuição de saberes. No entanto, inovações nas metodologias sugerem, entre outras questões, o uso da ludicidade no âmbito educativo com a finalidade de tornar a aprendizagem mais agradável, prazerosa e envolvente, pois irá facilitar no processo que ocorre no processo de ensino escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-10T18:52:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_da_Cássia Costa.pdf: 265039 bytes, checksum: fba96d66a02409aec838807efe611941 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-14T13:41:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_da_Cássia Costa.pdf: 265039 bytes, checksum: fba96d66a02409aec838807efe611941 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-14T13:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_da_Cássia Costa.pdf: 265039 bytes, checksum: fba96d66a02409aec838807efe611941 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_da_Cássia Costa.pdf | 258,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.