Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4550
Title: O lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma revisão de literatura
Authors: CASTRO, Cássia Costa
Keywords: Lúdico
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
Issue Date: 2023
Citation: CASTRO, Cássia Costa. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Abstract: O lúdico é uma prática facilitadora da aprendizagem de forma integral, na qual a criança desenvolve habilidades contribuindo para um melhor desenvolvimento pessoal e social e cuja importância é relevante no meio educativo. Este trabalho, analisa a ludicidade como prática pedagógica, de forma que possa ser vista como mediador no processo de educação do aluno. Para tanto, esta pesquisa se propõe a realizar uma breve revisão literária, utilizando trabalhos cujo tema esteja relacionado para discutir práticas lúdicas no âmbito educativo. Para subsidiar o presente estudo, recorreu-se a autores como Almeida (2014), Luckesi (2005), Kishimoto (1998), PIAGET (1987), Pereira (2015) entre outros que tiveram contribuições relevantes sobre a temática abordada. Dito isto, os resultados obtidos apontam à necessidade de inovação de práticas pedagógicas, pois comportamentos e sentimentos visíveis em discentes fazem com que o atual procedimento seja algo não desejável e, por sua vez, impactando na contribuição de saberes. No entanto, inovações nas metodologias sugerem, entre outras questões, o uso da ludicidade no âmbito educativo com a finalidade de tornar a aprendizagem mais agradável, prazerosa e envolvente, pois irá facilitar no processo que ocorre no processo de ensino escolar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4550
Appears in Collections:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_da_Cássia Costa.pdf258,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.