Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4566
Título: As artes de dizer da pessoa surda em uma família de ouvintes
Autor(es): SOUZA, Maria José Lima de
Palavras-chave: Cultura surda
Nomeação em línguas de sinais
Onomástica
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Maria José Lima de. As artes de dizer da pessoa surda em uma família de ouvintes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Esta pesquisa é um estudo de caso sobre as estratégias de comunicação de uma surda que não sabe Libras na família de ouvintes na cidade de Guajará-Mirim. O referido estudo buscou identificar os sinais caseiros, entendidos como sinais-nome enquanto estratégias de comunicação de uma pessoa surda que nasceu em família de ouvintes. Os objetivos específicos foram registrar os sinais que nomeiam os integrantes da família, bem como outros seres animados e inanimados presentes nesse convívio, identificar a percepção da família sobre uma pessoa familiar que é surda e relacionar os dados com as teorias linguísticas e culturais valorizando as estratégias de comunicação entre família e parente surdo. Os resultados demonstraram que os sinais caseiros correspondem aos mesmos parâmetros já identificados na Libras através de estudos linguísticos capazes de expressar a cultura e os hábitos familiares.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4566
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MARIA JOSÉ_vedado.pdf861,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.