Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4567
Título: O imaginário nas narrativas de seringueiros e seringueiras da/na reserva extrativista rio Pacaás Novos em Guajará-Mirim(RO)
Autor(es): OLIVEIRA, Edivane da Silva Rodrigues
Palavras-chave: Resex Rio Pacaás Novos
Narrativas
Memória
Cultura
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, Edivane da Silva Rodrigues. O imaginário nas narrativas de seringueiros e seringueiras da/na reserva extrativista rio Pacaás Novos em Guajará-Mirim(RO). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a representação do imaginário amazônico nas narrativas orais de seringueiros e seringueiras da/na Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim (RO). A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: de que forma o imaginário amazônico é representado nas narrativas de seringueiros e seringueiras da/na Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim/RO? O objetivo geral é investigar a representação do imaginário amazônico nas narrativas de seringueiros e seringueiras da/na Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, no município de Guajará Mirim/RO. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar elementos do imaginário amazônico evidenciados nas narrativas de seringueiros e seringueiras da/na Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, no município de Guajará Mirim/RO; descrever elementos do imaginário amazônico evidenciados nas narrativas de seringueiros e seringueiras da/na Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, no município de Guajará-Mirim/RO; e analisar, à luz dos estudos culturais, elementos do imaginário amazônico evidenciados nas narrativas de seringueiros e seringueiras da/na Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, no município de Guajará-Mirim/RO. O estudo do tema é relevante porque é necessário dar visibilidade e valorização às vozes e narrativas dos povos das reservas extrativistas, tema ainda pouco estudado na academia. A pesquisa do tipo bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir da utilização do método analítico-descritivo. Na coleta, descrição e análise dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos técnicos: conversas informais, aplicação de entrevistas com questões semiestruturadas, gravação de histórias de vida e registros fotográficos. Como aporte teórico metodológico, utilizamos os estudos dos seguintes autores: Loureiro (2015); Amaral (2017); Halbwachs (2003); Meihy e Seawright (2020); Portelli (2016); Hall (2016); Laraia (2020); e outros. O resultado das análises da pesquisa mostraram que as narrativas orais de seringueiros e seringueiras da Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim/RO são permeadas pelo imaginário amazônico e expressam saberes e modos de vida dessa população que convive em um espaço de florestas e rios, de onde emergem simbologias e culturas singulares.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4567
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TCC_EDIVANE.pdf551,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.