Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4570
Título: Gênero, sexualidade e resistência na obra primeira fagulha: dando visibilidade à poesia de autoria feminina em Rondônia
Autor(es): FELÍCIO, Fabiana Faustino
Palavras-chave: Literatura
Autoria feminina
Gênero
Data do documento: 2022
Citação: FELÍCIO, Fabiana Faustino. Gênero, sexualidade e resistência na obra primeira fagulha: dando visibilidade à poesia de autoria feminina em Rondônia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma análise de poemas da obra literária Primeira Fagulha, lançada pelo Clube das Escritoras de Rondônia, no ano de 2019. A obra propõe uma reflexão a respeito do modo através do qual as questões de gênero, sexualidade e de resistência se constituem como ferramentas de representação de discursos marcados por vozes e silêncios na poesia de autoria feminina em Rondônia. O estudo do tema é relevante porque é necessário dar voz às poetas rondonienses. O objetivo geral da pesquisa foi analisar poemas da obra Primeira Fagulha (2020), destacando-se questões de gênero, de sexualidade e de resistência como elementos estético-composicionais que contribuem para a constituição e valorização da literatura de autoria feminina no estado de Rondônia. A pesquisa do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa e de natureza descritiva, foi desenvolvida no período de agosto a dezembro de 2022 e de janeiro a maio de 2023, com utilização do método analítico. A coleta e análise dos dados foram feitas a partir da aplicação de um roteiro de análise de poemas, elaborado a partir dos estudos da Teoria e da Análise literária. Ademais, foi feito uma identificação dos elementos da poética e da poemática dos textos selecionados. O referencial teórico utilizado para a fundamentação da pesquisa foi constituído pelos estudos dos seguintes autores: Zappone & Wielewicki (2009); Reis (2013); Zolin (2009); Dalcastagné (2018); Del Priore (2012); Beauvoir (2009); Bataille (1996); Silva et al (2020); Maciel (2020); dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os elementos de gênero, sexualidade e resistência são linhas de força da obra Primeira Fagulha. Além disso, contribuiu para maior compreensão dos desafios enfrentados pelas poetas rondonienses para terem suas produções reconhecidas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4570
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__FABIANA FELICIO.pdf269,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.