Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4574
Título: História, memória e identidades culturais: um estudo no Distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim (RO)
Autor(es): MORAES, Andrileya Velasco
Palavras-chave: Distrito de Surpresa
História
Memória
Data do documento: 2023
Citação: MORAES, Andrileya Velasco. História, memória e identidades culturais: um estudo no Distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim (RO). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a constituição da história, das memórias e das identidades culturais de moradores do Distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim (RO), na fronteira Brasil/Bolívia. A pesquisa foi norteada pelos seguintes questionamentos: quais os principais fatores históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais que resultaram na criação do Distrito de Surpresa? Como era a organização do espaço geográfico, histórico, socioeconômico e cultural do referido Distrito na época em que ele foi criado? Na atualidade, qual é a organização política, social, econômica e cultural do Distrito de Surpresa? Qual a importância da história e da memória para a constituição das identidades culturais dos moradores do referido distrito? O objetivo geral da pesquisa foi discutir e refletir sobre a constituição da história, da memória e das identidades culturais do Distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim (RO), na fronteira Brasil/Bolívia. O estudo do tema é relevante porque é necessário registrar a história do Distrito de Surpresa e das pessoas que nele habitam, considerando-se a complexidade do processo de criação e ocupação do referido Distrito. A pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e de natureza descritiva, foi realizada no período de agosto a dezembro de 2022 e de janeiro a maio de 2023 com a utilização do método analítico. Os dados foram coletados e analisados a partir dos princípios teóricos e metodológicos da História Oral, dos Estudos Culturais. A pesquisa teve como base teórica os estudos de: Kessing (1961); Matias (1997); Halbwachs (2003); Fraxe (2004); Nunes (2004); Bauman (2005); Maués (2005); Fraxe et al. (2009); Portelli (2010); Candau (2011); Laraia (2020) e outros. Os resultados preliminares evidenciam que a linguagem expressa nos diálogos e interações dos moradores do distrito de Surpresa apresentam marcas identitárias linguísticas e culturais resultantes do seu processo de formação e permite a identificação de diferentes grupos sociais que o compuseram, tais como: bolivianos, indígenas, remanescentes de quilombos, migrantes nordestinos e outros.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4574
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Velasco_Moraes.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.