Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4582
Título: Registro de um léxico dos campos semânticos “animais, frutas, plantas, casa, parte do corpo humano e termos de parentesco” da língua makurap
Autor(es): ORTIZ, Ivan Tchalison Dorado
NAO, Joelson Macurap Oro
Palavras-chave: Lingua indígena
Makurap
Registro
Data do documento: 2023
Citação: ORTIZ, Ivan Tchalison Dorado; NAO, Joelson Macurap Oro. Registro de um léxico dos campos semânticos “animais, frutas, plantas, casa, parte do corpo humano e termos de parentesco” da língua makurap. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: A língua makurap pertence à família linguística tupari, do tronco tupi (RODRIGUES, 1968). Trata-se de uma língua que ainda necessita de muitos estudos para a sua compreensão, documentação e, além disso, no contexto atual, encontra-se em perigo de extinção devido ao pouco número de falantes fluentes, e por falta de interesse dos mais jovens pela sua língua materna. Diante disso, esta monografia tem como objetivo trazer em seu desenvolvimento a localidade dos makurap, onde se concentra a maioria deles, com imagens e fotografias da Comunidade Pedral, Ricardo Franco e imagens de satélites mostrando a localização das respectivas comunidades indígenas da Terra Indígena Rio Guaporé e Rio Branco – Rondônia, fronteira Brasil e Bolívia. Adicionalmente, enfatizar-se-á a importância do registro da língua makurap, bem como a urgência desses registros lexicais, visando contribuir no processo de aprendizagem, no incentivo ao povo para não perder sua língua materna. Para tanto, o registro traz um léxico da língua makurap organizado em diferentes campos semânticos, contando com mais de 100 palavras traduzidas do makurap para o português, totalizando seis campos semânticos. Logo, uma variedade de animais que habitam a região da terra Indígena Rio Guaporé, frutas pertencentes à região e de conhecimento dos grupos indígenas da região do rio Guaporé, os nomes de algumas plantas cultivadas pelos indígenas para sua alimentação, partes do corpo humano, termos de parentesco e também alguns termos de objetos e utensílios encontrados em casa de uso do seu cotidiano.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4582
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joelson_e_Ivan_vedado.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.