Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4593
Título: Representatividade como elemento de poder da mulher negra na ficção contemporânea: escrevivência, vozes e ecos na obra Becos da Memória, de Conceição Evaristo
Autor(es): SILVA, Mayara de Oliveira da
DURAN, Alessandra Aparecida Cortez
Palavras-chave: Literatura afrodescendente
Memória.
Escrevivência
Lugar de fala
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Mayara de Oliveira da; DURAN, Alessandra Aparecida Cortez. Representatividade como elemento de poder da mulher negra na ficção contemporânea: escrevivência, vozes e ecos na obra Becos da Memória, de Conceição Evaristo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente artigo tem como propósito apresentar os resultados de uma análise literária da obra Becos da memória, de autoria da escritora afrodescendente Conceição Evaristo, com o objetivo de investigar de que forma a representatividade e a escrevivência expressa na referida obra funcionam como elementos de poder da mulher negra na ficção contemporânea. O problema de pesquisa está centrado no seguinte questionamento: de que forma a representatividade e a escrevivência expressa na obra “Becos da memória”, de Conceição Evaristo, funcionam como elementos de poder da mulher negra na ficção contemporânea? Dessa forma, além de discutirmos sobre os aspectos relacionados às questões de empoderamento feminino, também traremos à tona algumas questões importantes para a compreensão dos espaços que a mulher, sobretudo, a negra, ocupa na sociedade, as dificuldades que enfrenta, o percurso histórico, as lutas, sua invisibilidade e qual a contribuição desse engajamento para a construção da mulher que escreve e conta a própria história. Para fundamentação da pesquisa, utilizamos como base teórica os estudos de: Zolin (2009 e 2018); (Ribeiro (2017); Spivak (2014); Alós (2017); Beavouir (1967 e 1970), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a obra de Conceição Evaristo apresenta, a partir da representatividade e da escrevivência, importantes reflexões sobre questões de feminismo e empoderamento da mulher negra na contemporaneidade, também, contribui, de forma significativa, para a constituição da literatura de autoria feminina afrodescendente no Brasil.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4593
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ALESSANDRA_E_MAYARA.pdf510,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.