Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4610
Título: O alcance das ações educativas no Brasil para a publicização da ciência arqueológica: educação patrimonial e arqueologia pública (2009 a 2020)
Autor(es): Gomes, Égon Felipe Oliveira
Palavras-chave: Ações educativas
Arqueologia
Educação Patrimonial
Data do documento: 2020
Resumo: A presente pesquisa aborda a arqueologia brasileira refletindo sobre a promoção da educação patrimonial a partir do uso dos espaços não formais de ensino como os museus, sítios arqueológicos e centros históricos através de ações educativas. Partindo desse princípio a pesquisa tem como objetivo analisar o alcance das ações educativas no Brasil para a publicização da ciência arqueológica e promoção educação patrimonial e arqueologia pública (2009 a 2020) fazendo assim uma análise comparativa sobre as ações educativas aplicadas por pesquisadores brasileiros acerca da educação patrimonial. A metodologia parte da pesquisa bibliográfica de cunho descritivo sob a abordagem quantitativa e análise de conteúdo, a partir de estudos publicados no Portal da CAPES. Nesse sentido, faz uma abordagem teórica educação forma e não formal, bases conceituais da educação patrimonial e uma reflexão da educação patrimonial e arqueológica pública apresentando ações educativas de divulgações científicas. Os resultados materializados mostram que o desenvolvimento de ações educativas através dos espaços não formais de ensino proporciona de forma significativa a educação patrimonial e a publicização da ciência arqueológica.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4610
Aparece nas coleções:Arqueologia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Egon.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.