Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4616
Título: Uso de bebidas alcoólicas entre mulheres em idade fértil na cidade de Porto Velho – RO
Autor(es): Marques, Filipe Augusto Alves
Palavras-chave: Ingestão de bebidas alcoólicas
Mulheres de idade fértil
Consumo abusivo de álcool
Data do documento: 2023
Citação: MARQUES, Filipe Augusto Alves. Uso de bebidas alcoólicas entre mulheres em idade fértil na cidade de Porto Velho – RO. 2023. 39 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Introdução: A ingestão de bebidas alcoólicas se mostra atualmente como um problema de saúde pública, trazendo malefícios mais agravantes a grupos com maior susceptibilidade a Problemas Relacionados ao uso de Álcool, tendo como destaque as mulheres de idade fértil (10 aos 49 anos). Objetivo: Avaliar a ingestão de bebidas alcoólicas entre mulheres de 18 e 45 anos, na cidade de Porto Velho – RO, no ano de 2019. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com mulheres residentes na cidade de Porto Velho, na faixa etária dos 18 aos 45 anos. As variáveis sociodemográficas e relacionadas ao uso de álcool foram coletadas por meio de um formulário, em formato impresso e digital; para triagem do consumo alcoólico, foi aplicada uma adaptação do Questionário CAGE (acrônimo para Cut-down, Annoyed, Guilty e Eye-opener). Resultados: Compuseram a amostra 273 pessoas do sexo feminino. Foi demonstrada prática de uso etílico por 47,6% das mulheres entrevistadas, sendo que a maioria era: da faixa etária dos 18 aos 25 anos (19,4%), solteiras (80%), estudantes (46,2%) e com o ensino superior incompleto (51,5%); no que se refere ao consumo, foi relatada a cerveja (79,2%) como a principal escolha de uso, com quantidades superiores a 3 doses (75,4%) ingeridas em um mesmo evento, de modo majoritariamente semanal (42,3%). Conclusão: Tais dados corroboram que o hábito de consumo feminino está cada vez mais predominante no território, sendo importante que as mulheres tenham informações científicas subsidiadas para ajudá-las na decisão da forma como devem beber, levando em consideração os riscos ou benefícios do consumo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4616
Aparece nas coleções:Enfermagem (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Filipe Augusto Alves Marques.pdf829,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.