Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4623
Título: Logística de bares e restaurantes: um estudo comparativo no município de Porto Velho
Autor(es): Costa, Andreina Oliveira Peixoto da
Palavras-chave: Logística
Alimentação fora do lar
Prestação de serviços
Data do documento: 2023
Citação: COSTA, Andreina Oliveira Peixoto da. Logística de bares e restaurantes: um estudo comparativo no município de Porto Velho. 2023. 45 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo estabelecer comparativo de logística entre os restaurantes e bares de Porto Velho. O segmento de bares e restaurantes no Brasil é um dos mais importantes setores de atividades de prestação de serviço, fazendo parte da cultura e da identidade brasileira. A boa gestão das atividades de bares e restaurantes conta com a logística, ao levar em conta que ela desempenha um importante papel nesse ramo de atividade, sendo uma variável um fator imprescindível para o sucesso das organizações. Engloba diversos fatores como planejamento, entrada e saída de estoque, serviços que vão desde a origem da matéria-prima até pós compra de um cliente, com objetivo de reduzir custos de sua organização, ainda assim colocando o cliente em evidência para atendê-lo com excelência. O gerenciamento da cadeia de suprimentos busca otimizar o desempenho das empresas a longo prazo, por meio de processos tradicionais e táticas relacionadas a essas funções. Essas abordagens têm como objetivo aprimorar tanto a cadeia de suprimentos quanto a empresa como um todo. Foi utilizado uma metodologia qualitativa, descritiva e um estudo comparativo, usando as ferramentas de pesquisa como questionário e entrevista semiestruturada. Após o levantamento de dados foram efetuadas as análises, pontuados os resultados, os quais demonstram que, embora as empresas sejam diferentes, existem problemas que são comuns, sendo eles, dificuldade com fornecedores locais, tempo de entrega quanto ao recebimento de mercadorias de fora, além da falta de qualificação da mão de obra no Estado. Assim como compartilham de alguns problemas comuns, também existem outros particulares, chegando à conclusão de que mesmo as empresas partindo de nível igual de atividades a serem previamente executadas, como um planejamento, boa distribuição do espaço físico, entre outros fatores, os problemas podem acabar se sucedendo de formas diferentes, por falta de algum tipo de controle específico ou por características da organização.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4623
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANDREINA OLIVEIRA PEIXOTO DA COSTA.pdf682,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.